Mittwoch, 26. November 2008
Christian Möller (Obras mais interessantes pra mim do Christian Möller)
Mojo-Robotic Light Installation, San Pedro, California, 2007
Meu trabalho favorito de Möller chamado Mojo - Robotic Light Installation- consiste em um poste de luz, que, por meio de articulações móveis, é capaz de direcionar a iluminação e atingir com um círculo de luz na calçada os transeuntes. Esse braço tobótico já deveria ter sido adotado em outros países, principalmente naqueles em que a violência é uma séria questão. Além de garantir mais segurança aos cidadãos por inibir a abordagem de possíveis moradores, esse mecanismo, se regulado com um sensor de presença, poderia contribuir para a econômia de luz pública, outro sério problema enfrentado nos dias atuais. Eficiente, econômico e responsivo às demandas ecológicas, esse sistema ainda oferece a rica possibilidade de integrar ao espaço a performance do usuário. A rua certamente ficaria muito mais alegre, além de segura, como já foi dito anteriormente. A própria sensação de segurança nas ruas estimularia os cidadãos a usufruirem mais esse espaço e a simples permanência das pessoas num local inibe a açâo de criminosos. Vemos, pois, um exemplo cíclico.
Heaven-Light installations at the Fredrieke Taylor Gallery, New York, 2005.
Daisy-Robotic Sculpture, Changi Airport T3, Singapore 2008
Cheese-Video installation at the Williamson Gallery, Art Center Pasadena, 2003
Christian Möller (nasceu em Ludwigshafen em Reno, Alemanha, em 1963) é um artista que utiliza a tecnologia como base para a realização de suas obras, que são compostas, em grande parte, por instalações de escala arquitetônica. Os trabalhos de Möller têm como característica marcante a interatividade: o indivíduo age sobre a obra e esta apresenta um retorno, uma resposta para ação efetuada. A visão e a audição são os sentidos mais explorados na obra do artista, que cria efeitos impressionantes por meio do jogo de luzes, do som tridimensional, entre outros recursos. Christian Möller possui obras muito interessantes, que só ficam completas com a interação do usuário.
O site http://www.christian-moeller.com/ é muito interessante pois, além de mostrar imagens dos objetos interativos criados por ele, mostra videos que ajudam-nos a entender como eles funcionam.No site temos vários exemplos de objetos que não apenas reagem a apenas uma certa ação das pessoas mas interagem com elas.
Os exemplos de interatividade que mais chamam a atenção são os que apresentam censores de movimento que levam as pessoas a brincar com os objetos.
Abonnieren
Kommentare zum Post (Atom)
Keine Kommentare:
Kommentar veröffentlichen